Como lidar com a pressão no ambiente de trabalho

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Vivemos em uma sociedade onde o imediatismo e as novas informações imperam e isso contribui muito para o desenvolvimento do senso de urgência em todas as áreas da nossa vida, principalmente no ambiente de trabalho.


Frequentemente lidamos com esses fatores no ambiente de trabalho, porém, para saber lidar com essa “pressão”, há a necessidade de desenvolver algumas competências.


Resiliência para o ambiente de trabalho

Resiliência: é uma das competências de suma importância para lidar com tais situações. Pois partimos do princípio de que esta se trata da capacidade de lidar com problemas e a superar obstáculos, sermos mais flexíveis, ter pensamento otimista e capacidade de autor restabelecimento.


Tem sua origem do Latim  resilire, que significa recusar, voltar atrás. É um termo proveniente da Física, é a capacidade que alguns corpos apresentam em voltar ao seu estado original depois de passar por deformação.

Nesses momentos de maior pressão/tensão, é fundamental dar uma pausa, respirar e voltar pra trás, ou seja, voltar para o seu estado original. Contudo pessoas resilientes têm maior senso de controle sobre suas vidas.

Inteligência Emocional

Inteligência emocional: é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos. Certamente a inteligência emocional é a maior responsável pelo insucesso ou sucesso profissional.


Isso acontece porque a maioria das situações no ambiente de trabalho envolve relacionamentos interpessoais. Por isso, você deve aprender a trabalhar as emoções negativas e não ter medo de se expressar.


Dessa forma, aqueles com habilidades para o relacionamento humano, como compreensão, afabilidade e gentileza, têm maior probabilidade de alcançar o sucesso.


Dicas para lidar com a pressão no ambiente de trabalho

Para ajudar você, segue abaixo algumas dicas para lidar com a pressão no ambiente de trabalho:

  • Enxergue o momento como uma chance de desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Abrace a oportunidade de mostrar seu potencial;
  • Aproveite a ocasião para conhecer coisas novas e enxergar novos horizontes;
  • Oportunidade de sair da zona de conforto.

Busque a resolução de problemas de forma fragmentada, ou seja, por etapas para que se torne algo mais fácil e planejado e procure ajuda de seus pares de trabalho.


Após a resolução, verifique se não existem melhorias ou ações preventivas à serem feitas para que o problema não volte a acontecer. Organize as etapas e rotinas de seu trabalho, muitas vezes a pressão acontece por uma certa desorganização e falta de controle dos prazos à serem cumpridos.


Enfim, o segredo para trabalhar sob pressão é desenvolver sua inteligência emocional e auto controle. Ficar atento as suas reações ajudará você a se conhecer mais e usar a sua Inteligência de forma mais adequada.


Saber lidar com a pressão no ambiente de trabalho irá lhe beneficiar não somente a ter uma vida profissional mais saudável, mas também impulsionará seu crescimento pessoal.


Lembre-se que o fato de situações difíceis e desafiadoras surgirem é algo positivo, pois estas nos ajudam a alcançar maior amadurecimento e a desenvolver novas competências e habilidades.


“Seja resiliente, acredite na sua força, no seu potencial, creia que é capaz e você será! “ Roger Stankewski