Saúde ocular e Postura

Não é raro uma pessoa descrever que não tem enxergado bem, que tem sentido dor de cabeça e mal-estar, precisando buscar um oftalmologista para a prescrição de um óculo para correção visual. Porém, é muito mais comum que as pessoas prorroguem essa visita ao especialista e só procure o tratamento adequado quando já está no extremo da capacidade de enxergar. Isso pode ter consequências significativas para o corpo no geral e que muitas pessoas desconhecem as consequências.


Os problemas de acuidade visual, tais como miopia e hipermetropia, podem causar uma grande dificuldade de enxergar para perto ou para longe, o que gera uma formação de uma imagem sem precisão nas formas. Como as estruturas visuais precisam ser mais forçadas para melhorar a captura visual, isso gera um esforço grande dos músculos para que ocorra uma acomodação visual. Com isso há o surgimento de dores de cabeça e tonturas. Além disso, no cérebro há um campo específico em que toda a imagem visualizada é processada para que possamos identificar o objeto por memória visual. Como há conflito entre a imagem formada e o estímulo para o cérebro, um grande desconforto é causado, o que só piora os quadros de cefaléia.


Embora a relação dor de cabeça e o problema de acuidade visual esteja bem elucidado, engana-se quem pensa que esta é a única dor que um problema visual pode causar. Mas você sabia que uma dor no pé ou no quadril pode ser decorrente de um problema visual? Como?! Você pode estar se perguntando. Um defeito de convergência ocular pode causar um desequilíbrio das cadeias musculares responsáveis por sustentar a postura. Desta forma, pode ocorrer uma série de demandas anormais no sistema locomotor (BRICOT, 2008).


Nos casos em que as pessoas têm graus diferentes de correção para cada olho, uma resposta corporal com rotações de tronco pode ser apresentada, a fim de direcionar a vista com melhor acuidade visual para o foco do objeto. Com isso, há rotações em vértebras, anteriorização de ombro, rotação de quadril, etc, que vai desencadeando efeitos descendentes de forma que pode manifestar problemas até mesmo na pisada (BRICOT, 2008).


No dia 10 de Julho é comemorado o dia da saúde ocular, para conscientizar sobre a necessidade de realizar periodicamente o exame de refração visual (que verifica a necessidade do paciente realizar a correção visual com uso de óculos). Este exame deve ser realizado anualmente e alguns cuidados devem ser tomados: Uso de óculos de Sol de qualidade, higienizar a área em torno dos olhos antes de dormir, não usar colírios por conta própria, não usar óculos e lentes de contato de outras pessoas, fazer exercícios ortópticos para estimular a motilidade ocular. Com a rotina de uso contínuo de computadores e celulares, os cuidados com os olhos devem ser seguidos diariamente. Cuide de sua visão!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRICOT, Bernard. Postura normal y posturas patológicas. Revista IPP, v. 2, n. 11, 2008.

FELIPE, Lilian et al. Presbivertigem como causa de tontura no idoso. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 20, p. 99-104, 2008.


Elaborado por Viviane Bastos de Oliveira
Doutora em Engenharia Biomédica
Fisioterapeuta do Trabalho