ESG PARA ONTEM! Meio ambiente, Social e Governança Corporativa, segundo nosso CEO, Sergio Roberto.

O que a sigla ESG realmente impacta no seu negócio?

Acredito que governança já seja um tema mais disseminado na cultura dos negócios. Afinal, governança é o que dita como líderes e gestores vão orientar as decisões da organização. Seja registrado em um playbook digital, um guia físico ou no consciente de cada membro, toda empresa tem boas práticas e sabe - ou deveria saber - quais atitudes tomar a depender da situação iminente.

Mas gostaríamos de focar neste editorial nas outras duas letras, que representam social e meio ambiente. Esses dois termos não falam apenas sobre o regimento interno da sua empresa, mas de toda a cadeia de valor que cerca a sua operação, ou seja, de quem diretamente influencia seu negócio, mas quem também, indiretamente, está ligado ou sendo impactado pela existência do seu CNPJ.

Esses temas estão muito mais fortes nos últimos 10 anos, mas o conceito de sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável já vigora há mais de 30 anos. Segundo a definição das Nações Unidas de 1987, sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável “é tudo aquilo que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de também atender às suas necessidades”.

Repare que essa definição não fala diretamente sobre metas de reflorestamento, projetos relacionados à Amazônia, queimadas e nem de interrupção de crescimento e pausa da ambição, mas sim, sobre fazer negócios que prosperem no longo prazo. Negócios que possam espalhar seu sucesso ao longo do tempo e que possam servir à sociedade não apenas em 5 anos, mas nos próximos 10, 20 ou 30 anos.

No entanto, essa premissa atende apenas aos interesses dos acionistas e investidores, que aportaram seu capital e precisam vislumbrar mais do que um presente farto, mas um futuro generoso. Para os atuais gestores, entretanto – preocupados com o curto prazo - nem sempre esse recado é bem recebido, afinal, esse “novo” modelo coloca em risco um crescimento que poderia estar previsto para o período de sua gestão e agora, talvez só ofereça frutos para o seu sucessor.

Quando falamos de social, também não estamos falando apenas de ONGs, projetos de terceiro setor, doações de fortunas. Aqui abordamos a comunidade que cerca seu setor. Quem mora aos arredores da sua fábrica está sendo impactado pela poluição? Os seus fornecedores possuem um ambiente saudável de trabalho? O evento que você patrocina ou apoia apresenta algum tipo de prejuízo para a sociedade?

Todas essas preocupações não têm necessariamente a ver com embarcações, petróleo, energia ou minérios, mas têm a ver com o que damos em troca para a sociedade. A Zarpa se esforça em retribuir para toda a população benefícios que vão além de uma exploração de petróleo bem-feita ou uma manutenção de um quadro de energia.

Aqui fazemos o certo. O cliente tem sempre razão, desde que não esbarre em nossos valores e compreensão do que precisamos para ter uma sociedade melhor.
ESG
Autor

Sergio Roberto

Publicado em

17 de abr

Tempo de leitura

3 min

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