Capitães da Qualidade
Na última quinta-feira, terminamos de formar nosso time de auditores internos nas normas ISO9001, ISO14001 e ISO45001.
Agora, além dos domínios de qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho que passamos diariamente para nossos colaboradores, temos um time de auditores internos prontos para intervir em situações de conformidade e não conformidade da organização, para além das regras de HSEQ.
Mas para além de números e certificados, o que quero destacar nesse texto é algo que como diretor de operações sempre bato na tecla: apenas com exigência conseguiremos entregar qualidade para o nosso cliente!
Tenho o hábito de dizer que sempre quando temos algum tipo de reclamação na ponta, é porque ninguém se deu o trabalho de reclamar antes. Nossa intenção com esse tipo de formação, é justamente fazer com que tenhamos um time exigente, com conhecimentos para além de suas funções rotineiras, o que chamamos de “qualidade cruzada”. Quando falamos de exigência, não estamos falando na relação tradicional de gestor e colaborador, mas sim, na responsabilidade que todos possuem em reclamar de alguma não conformidade antes que o cliente reclame por ele.
Nosso objetivo, em alguns anos, é que todos os nossos colaboradores tenham uma visão 360° de todo o funcionamento e procedimentos da nossa companhia e óbvio, que isso não é uma tarefa fácil. Mas o interessante de se reparar nessa foto, é que temos profissionais da ZARPA de diferentes áreas e que por livre espontânea vontade, decidiram entrar nesse curso que preparamos e serem cada vez mais nossos “capitães da nossa qualidade”, cumprindo o papel de guardiões dos procedimentos e normas.
Essa mobilização proprietária, prova que nossa cultura de foco no cliente e nossa preocupação em cuidar das pessoas é realmente algo genuíno e não apenas um mero compromisso com a legislação.
Agora, além dos domínios de qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho que passamos diariamente para nossos colaboradores, temos um time de auditores internos prontos para intervir em situações de conformidade e não conformidade da organização, para além das regras de HSEQ.
Mas para além de números e certificados, o que quero destacar nesse texto é algo que como diretor de operações sempre bato na tecla: apenas com exigência conseguiremos entregar qualidade para o nosso cliente!
Tenho o hábito de dizer que sempre quando temos algum tipo de reclamação na ponta, é porque ninguém se deu o trabalho de reclamar antes. Nossa intenção com esse tipo de formação, é justamente fazer com que tenhamos um time exigente, com conhecimentos para além de suas funções rotineiras, o que chamamos de “qualidade cruzada”. Quando falamos de exigência, não estamos falando na relação tradicional de gestor e colaborador, mas sim, na responsabilidade que todos possuem em reclamar de alguma não conformidade antes que o cliente reclame por ele.
Nosso objetivo, em alguns anos, é que todos os nossos colaboradores tenham uma visão 360° de todo o funcionamento e procedimentos da nossa companhia e óbvio, que isso não é uma tarefa fácil. Mas o interessante de se reparar nessa foto, é que temos profissionais da ZARPA de diferentes áreas e que por livre espontânea vontade, decidiram entrar nesse curso que preparamos e serem cada vez mais nossos “capitães da nossa qualidade”, cumprindo o papel de guardiões dos procedimentos e normas.
Essa mobilização proprietária, prova que nossa cultura de foco no cliente e nossa preocupação em cuidar das pessoas é realmente algo genuíno e não apenas um mero compromisso com a legislação.