Inteligência Emocional ou Gestão Emocional? Pelo Olhar da Nossa Head de Gente e Gestão, Taís Pessanha.

É com frequência que escutamos que o mercado corporativo tem exigido profissionais que possuam inteligência emocional. Mas me pergunto até que ponto somos realmente capazes de inibir sentimentos que emergem sobre nós no decorrer do dia a dia. Será que conseguimos fazer com que a frustração não apareça quando esperamos muito por algum resultado e ele não vem? Ou a ansiedade no dia que antecede algum evento de extrema importância? E o frio na barriga antes de uma grande apresentação, existe uma forma de impedir sua presença?

O que defendo enquanto líder de Gente e Gestão da ZARPA é que não temos que concentrar nossos esforços em fazer com que nossas emoções não apareçam; isso me parece uma tentativa ilusória. O que precisamos nos dedicar — e é fundamental para uma alta performance — é como gerimos esses sentimentos quando eles aparecem. Gerir ou lidar com eles é diferente de controlar ou impedir que eles apareçam.

Um passo que me parece essencial para começar a lidar com suas emoções é tentar prever quando elas podem aparecer e, por isso, o autoconhecimento entra como um pilar fundamental em nossas vidas. Assim como em um projeto, quando conseguimos planejar determinado acontecimento, podemos reagir a ele de uma forma mais eficaz.

E é aí que a discussão pode se enriquecer ainda mais, pois quando falamos de nos conhecer, também estamos beneficiando o outro. Quando também podemos envolvê-lo nessa dinâmica, passamos a entender como gerir a emoção que emerge em quem está na nossa frente e, com isso, a construção coletiva de algum trabalho se torna bem mais produtiva, pois você passa a compreender o que faz com que suas emoções aflorem e o que também pode gerar um gatilho emocional em alguém.

Pois bem, falamos tanto em gestão de pessoas, no desafio de liderar equipes, mas se começarmos a tentar gerir a nós mesmos, já me parece um ótimo caminho para nos tornarmos bons gestores dos outros.
Gente e Gestão
Autor

Taís Pessanha

Publicado em

7 de jun

Tempo de leitura

2 min

Compartilhe

Posts relacionados

Gente e Gestão

26 de jan 1 min

POLÍTICA DE NÃO COBRANÇA PARA RECRUTAMENTO E CONTRATAÇÃO

Entendendo que todos devem ter oportunidade igualitárias no mercado detrabalho. A ZARPA possui, interna e externamente canais de comunicaçãointeiramente idôneos,...

Gente e Gestão

26 de jan 2 min

POLÍTICA DE IGUALDADE DE OPORTUNIDADE

1. INTRODUÇÃOProporcionar igualdade de oportunidades não é apenas a coisa certa a fazer, mas fazsentido para os negócios. Isso permite...

Gente e Gestão

7 de jun 2 min

Inteligência Emocional ou Gestão Emocional? Pelo Olhar da Nossa Head de Gente e Gestão, Taís Pessanha.

É com frequência que escutamos que o mercado corporativo tem exigido profissionais que possuam inteligência emocional. Mas me pergunto até...

Por: Taís Pessanha

Ler mais
Gente e Gestão

19 de maio 2 min

Embaixadores ZARPA, uma consequência natural do nosso cuidado.

Desde o nosso início – e lá se vai mais de uma década – sempre tivemos a ciência de que...

Por: Sergio Roberto

Ler mais
Gente e Gestão

3 de maio 3 min

Programa de Acolhimento ZARPA pela visão da nossa Head de Gente e Gestão, Taís Pessanha

No período de pandemia, todas as empresas tiveram que se acostumar a gerir pessoas à distância e algumas ainda estão...

Por: Taís Pessanha

Ler mais